Lilypie Fourth Birthday tickers

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Atenção à rotina das crianças!!!!

No dia 19 de maio tivemos consulta com o neonatologista e com a oftalmo em Porto Alegre.
Para isso, fomos para Porto Alegre no dia 18 de noite. Foi meu pai, minha mãe, o Marcelo, eu e os bebês!
Decidimos ir um dia antes porque já estaríamos em Porto Alegre (as consultas eram a tarde) e as crianças poderiam tomar banho e mamar tranquilas antes de sair.
Beleza.... chegamos em Porto Alegre, as crianças se comportaram muito bem durante a viagem!! Ah, um detalhe: decidimos dar banho antes da viagem, mas a luz acabou e demos (minha mãe) banho neles a luz de velas!!!! Hehehe
Bem, chegamos em Porto Alegre e as crianças dormiram super bem!!!
No outro dia demos banho, mama e... começou nossa maratona!!
Chegamos ao neonato com só 10 minutos de atraso!!!!
A consulta foi ótima: os pesos e alturas excelentes e o desenvolvimento super normal!!! Que ótimo!!
Depois da consulta (e de fazermos sucesso nos corredores do edifício do médico), fomos para a oftalmo. A essas alturas, as crianças já estavam começando a ficar com fome!
Chegamos na oftalmo e ela nos passou em uma salinha reservada (porque na recepção tem muita gente) e, como eles estavam com fome, meu pai e o Marcelo deram mamadeira para o Mathias e Carolina e eu dei peito para o Guilherme! Ao mesmo tempo da mamada, a enfermeira vinha para dilatar a pupila deles para o exame oftalmológico!!
Então eles tinham que parar de mamar para pingar o colírio!! Tadinhos!!!
Depois de mamarem foram examinados e a retina do Mathias e Carol já está 100% madura e a do Gui falta menos de 1%. Beleza né!!
Depois disso, quando já eram quase 18:30 voltamos para casa!! Detalhe: o Marcelo e eu não tínhamos sequer almoçado, pois saímos de casa as 13 horas e não deu tempo!!
Quando chegamos, decidimos que não iríamos voltar para Canela naquele dia, pois as crianças estavam super cansadas!!
Então ficamos em casa e voltamos para Canela no outro dia de manhã cedo, depois da mamada das 6 horas!
Bem, contei um pouco sobre essa nossa maratona, porque percebi que as crianças precisam de rotina e deve-se evitar tirá-los de seu ambiente!! Ainda mais quando são tão pequenos!!
Essa rotina não significa apenas horário para mamar, para dormir, para tomar banho, para brincar...
Significa também, como já disse, evitar tirar as crianças de seu habitat!
Eles estão acostumados com o quartinho deles, com os carrinhos, com os berços, com os barulhos e cheiros da casa!
Quando saem, eles sentem e mudam... ficam super agitados, e, acreditem, stressados! Nao mamam direito, não dormem direito, nada fica direito....
Não tinha percebido isso antes, mas nessa nossa ida a Porto Alegre isso ficou muito claro... pareciam outras crianças!!
Eles são super tranquilos, calmos, mas lá tudo mudou...
E continuou até umas 24 horas depois que chegamos em Canela!!! Até eles perceberem que estavam de volta à casinha deles!!!!
Então gente, eu sei que deve ser ótimo sair com os pimpolhos (digo isso porque não saio com os meus por ordens médicas), mas acho que devemos evitar grandes mudanças de ambiente e de rotinas!!!
Não sei se isso acontece com todos, mas comigo aconteceu e aí vai a dica!!!

3 comentários:

Fran disse...

Oi Mariana. São lindos teus pequenos. Moro em Porto e tenho três meninos de seis anos, em agosto eles completam 7 anos. A rotina é muito importante para eles, poucas pessoas pensam nisso. Eu era chamada de general por muitos, mas tudo que fiz foi para o bem deles. Até hoje temos horário para quase tudo, e pode se admirar, eles aprendem limites nas rotinas deles. Se precisar conversar mais, segue meu e-mail: francinele@yahoo.com.br. Bjsss

Viviane disse...

Mariana, obrigada pelo carinho e parabéns pelos tesourinhos...olha por coincidência, ainda ontem à noite comecei a ler todo o seu blog e terminei hoje à 01:35h e fui dormir, nem percebi o passar das horas lendo toda a suavidade de seu percursso com os pequenos. E como nasceram bem...foi tudo muito tranquilo até a alta deles, um período normalmente tumultuado com trigêmeos,enfim vc passa muita paz para eles e para nós que lemos aqui toda essa delícia.Fiquei fascinada também com seu beta que com 2 semanas deu 392ui e o meu deu 362ui com exatamente 14 dias da transferência, então estou ansiosíssima para saber se temos mais de um bebezinho por aqui. Bom um super beijo e vou te acompanhar ok? Pois independente de eu ter um ou mais vc é um exemplo a ser seguido. Vivi

Uli disse...

Concordo contigo...principalmente nos 1°s meses. Eles sentem mesmo! Eu saía só pra médico e igreja aos domingos...as vezes uma festinha pq a mamãe tb merece uma distração, kkkkk. Mas sempre coisa rápia. Até hj dormir fora de casa com eles me assusta um pouco.