Lilypie Fourth Birthday tickers

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Gravidez

Bem, depois que ficamos sabendo que estávamos grávidos, muita coisa mudou, principalmente comigo que passei a ser mais disciplinada e tranquila. Trabalhava muito, no escritório e na Universidade (sou advogada e professora universitária) e meu ritmo teve que mudar bastante, principalmente depois que tivemos a excelente notícia que eu estava grávida de trigêmeos.
Outra coisa que mudou foi que tive que parar de fazer ginástica, pois tinha que ficar bem quieta! Mas nada disso me incomodou, pois faria qualquer coisa pelos meus filhos.
Para que pudesse contar toda a gravidez neste blog, estou contando com um excelente recurso: fiz um diário de toda a gravidez, com consultas, pesos, medidas, curiosidades, primeira vez que senti mexer, enjoos, etc.
Aconselho isso a todas, não só mães de trigêmeos, pois agora leio meu diário e relembro momentos muito marcantes da minha vida! São alguns detalhes que se não forem registrados serão esquecidos! Se conseguirem, façam isso futuras mamães!!
Bem, voltando à gravidez!
Depois que ficamos sabendo que estava grávida de trigêmeos decidimos na hora que os bebês nasceriam em Porto Alegre (sou de Canela, que fica a umas 2 horas de Porto Alegre), até porque Canela não tem recursos para nascimento de prematuros.
Pedimos uma indicação de um obstetra ao Dr. Petracco e ele indicou a melhor pessoa que poderia nos acompanhar durante a gravidez: o Dr. Gustavo Steibel, um profissional super competente e atencioso, além de ser uma pessoa maravilhosa! O Gustavo tem experiência com múltiplos e é um excelente ultrassonografista! Aliás, indico a todas minhas amigas que estão grávidas que façam ecografia com ele!! Todas que vão, não se arrependem e fazem todo o acompanhamento com eles!! Então meninas, quem for do Rio Grande do Sul (ou até mesmo para quem não for), façam ecografias (ou consultem, ou ambos) com o Dr. Gustavo Steibel. O consultório dele é no Centro Clínico do Moinhos de Vento e ele faz eco no Centro de Imagens do Moinhos de Vento!! Não irão se arrepender!!
Logo na primeira consulta gostamos muito do Gustavo - o Marcelo foi em todas as consultas comigo, com exceção de 2 que a minha mãe foi comigo - e ele já esclareceu diversas dúvidas nossas! Uma dica: sempre levem uma lista de perguntas (se tiverem) às consultas, pois ficamos um pouco esquecidas. Isso ajuda bastante!
Passamos a ter consultas quinzenais desde o início, afinal de contas eram cuidados especiais! Em todas as consultas víamos nossos 3 bebês - e como eu adorava vê-los, fazia ecografia em Canela quinzenalmente (ou seja, víamos eles todas as semanas)!! E como era bom!!! Sinto saudades desta época!!!
Com 12 semanas, quando fizemos a translucência nucal, já ficamos sabendo o sexo dos nossos 3 pimpolhos (não disse que o Gustavo era expert!!). O primeiro era um menino (foi o único que ele não deu 100% de certeza, mas depois confirmou), a do meio era uma menina, a nossa bailarina, e o terceiro outro menino!!
Ficamos muito felizes, pois tinha para todos os gostos! E mais, queríamos muito pelo menos um menino, pois a avó do Marcelo já tinha várias bisnetas e nenhum bisneto!! Agora a Vó Ely teria 2 bisnetos e mais 1 bisneta!!!!
Bom, já sabíamos o sexo, agora tínhamos que decidir os nomes! Como somos muito práticos, decidimos todos tomando café da manhã: o primeiro seria o Mathias, sugestão da minha mãe, e que nós adoramos; a menina decidimos que seria a Carolina (na verdade nunca tínhamos pensado nesse nome, mas umas noites antes sonhei que tinha uma Carolina e por isso escolhemos este lindo nome); e o outro menino estávamos em dúvida em diversos nomes e optamos por Guilherme, que nós dois gostamos!! Tudo isso em uns 10 minutos!!! Afinal de contas, já tinha que chamá-los pelos nomes!
Também já escolhemos os dindos dos bebês. Como sãotrês, facilitou nossa vida, pois conseguimos convidar todos aqueles que queríamos:
Dindos do Mathias: Paula e André (minha irmã e cunhado), Max e Andréa (irmã do Marcelo e cunhado).
Dindos da Carolina: Luiza e Léo (minha irmã e cunhado), Marcio (irmão do Marcelo) e Coca (minha amiga como irmã).
Dindos do Guilherme: Dudu e Laura (meu irmão e cunhada), Felipe e Daniela (meus primos).
Em relação à gravidez propriamente dita, alguns detalhes:
Enjoos: tive um pouco (o que eu chamava de enjoo seco, porque era diferente de qualquer enjoo normal). Todos me falavam que passava a partir da 12 semana. Eu não acreditava.... mas não é que passa mesmo!!!!!
Desejos: nunca tive, mas no início da gravidez tinha vontade de comer frutas cor de laranja e no segundo trimestre até o final, azeitonas (foram muitos vidros - quando não tinha em casa ligava para minha mãe trazer).
Azia: tive bastante, mas nada que um Milanta Plus não dê jeito!
Peso: sempre fui "gordinha", então tive que me cuidar muito para não virar uma "pata choca". E deu certo! Tive acompanhamento de nutricionista, endocrinologista e do meu obstetra. Resultado: engordei 7.800kg (26 semanas de gestação).
Repouso: o meu começou da 20 semana! Fiquei bem quieta, bastante tempo deitada, sem dirigir, sem ir ao supermertcado e tudo que o Gustavo mandou fazer. A minha barriga já estava enorme e pesando bastante, então ficar deitada era o mais confortável mesmo. Se o médico de vocês recomendar repouso, façam mesmo!!! É muito importante para as mamães e para os bebês!! Mesmo fazendo repouso os bebês nasceram antes, imagina se não tivesse feito! Então, façam mesmo!!! Aliás, façam tudo que o médico mandar, pois se vocês escolheram o obstetra é porque confiam nele!! E o que ele manda fazer está certo!! Eu sempre obedeci o Gustavo!!! Hehehe
Mas uma coisa tenho que confessar: adorava qualquer sintoma da gravidez! Não me importava com nada!!! Curtia tudo! Desde o "enjoo seco" até ir milhares de vezes ao banheiro no inverno gelado de Canela!
Minha gravidez foi super tranquila, até porque sempre tivemos minha mãe (que faz uma trabalho muito legal com gestantes) e meu pai (que é pediatra) do lado. Sempre achamos que eu chegaria até umas 36 semanas, o que estaria ótimo no caso de trigêmeos! Mas, quando estava com 25 semanas e 6 dias, a bolsa do Mathias rompeu!
Ai começa um novo capítulo desta história...



Perfil do barrigão com 24 semanas - estava com tamanho de 38 semanas

3 comentários:

Dani disse...

Oi Mariana, muito legal a iniciativa do blog até para servir de exemplo para muitas. Eles são uns fofos. Vou vir sempre aqui acompanhar essa caminhada, ver mais fotos dos pimpolhos, e curtir a tua felicidade.
Parabéns de coração pelo blog, mas parabéns principalmente pela linda e corajosa produção.Parabéns por acreditar que a maternidade ainda é o que de melhor se faz nessa vida!! Beijos ao Marcelo.
Dani

Andrea disse...

Ficou muito legal Mari!!!!! Agora posso espiar mais seguido os nossos fofuchos!!!!! Coloca muitas fotos, hein??? Bjao, Andrea

*********************** disse...

Estou grávida de trigêmeos também... São duas meninas e um menino. A Laís, a Mariana e o Artur.
Estou com 21 semanas de gestação, e de repouso desde as 15 semanas. Estou com tudo pronto no quarto, só falta os berços e os kits. Agora quero ficar deitada 24 hs para poder segurar o maior tempo possível!!!!!!!!! Sou de Torres... bem pertinho de Porto Alegre e acompanho o seu blog sempre desde que descobri que estava grávida de três. Continue postando pois adoooooro acompanhar estes pimpolhos e já fico sonhando com os nossos nos braços.