Lilypie Fourth Birthday tickers

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Leitinho da Mamãe

Como já contei antes, na sala de recuperação, logo após o parto, minha mãe e eu vimos que já estava começando a vir meu leite!
Fiquei super feliz, pois como ainda estava só com 26 semanas, o corpo ainda não estava preparado para produzir leite! Mas deu tudo certo!!!
Minha super mãe já trabalhou muito tempo com incentivo à amamentação e me ajudou muito!! Minha irmã amamentou o Carlos Eduardo até quase 2 anos e minhas primas também!
Sempre quis amamentar, mas estava em uma situação completamente fora do normal!
Meus bebês tinham nascido prematuros, estavam no CTI e, no início, não iriam mamar no peito!!
Acaba por ai!!! Não mamar no peito, não significa não amamentar!!! Ou seja, "amamentei" o Mathias, a Carol e o Gui desde o 4° dia de vida!! Isso mesmo!
Comecei a tirar leite no segundo dia após o parto. O Hospital Moinhos de Vento não tem banco de leite (tem o CPAE - Centro de Produção de Alimentos Especiais, que faz a pasteurização e distribuição do leite), então eu teria que tirar o meu leite para que meus bebês recebessem leite materno!
No início foi bem difícil, mas minha mãe me ajudou bastante! Tirava leite manualmente (não com a máquina manual!), e contava as gotas que saiam! Cada gotinha era muito importante!! Aos poucos o leite foi aumentando, mas nunca deu para os 3 (se fossem 2 teria sobrado). Então, eles recebiam pre nan.
Tirava de 3 em 3 horas, inclusive a noite, quando juntava o leite e depois levava ao hospital de manhã. A meta do Marcelo era me levar para a Expointer esse ano!!! Hehehe
Uma dica: quando forem tirar leite usem a máquina elétrica!! Nem experimentei a manual, mas pelo que dizem é muito ruim!! Com a elétrica dava até para tirar um cochilo (hehehe)!!! Eu aluguei uma e foi ótimo! Estou com ela até hoje, pois às vezes tiro um pouco de leite!
Bem, o trio começou a receber leite materno no dia 04 de fevereiro. Foi um banquete!! 1,5ml de 2 em 2 horas!!! Primeiro a dieta era contínua (durante as 2 horas), depois passou para 1 hora, meia hora e por último gavagem. Antes estavam recebendo alimentação parenteral (pela veia).
O leitinho era dado aos bebês através de uma sondinha gástrica que vai direto ao estômago (aquele "bigodinho" de esparadrapo nas fotos é para fixar a sondinha).
Conforme a evolução e aumento de peso, o volume era aumentado, até eles passarem para a dieta de 3 em 3 horas (coisa de bebê grande!!!).
Então, como vocês puderam ver, eu estava amamentando e ajudando muito os meus bebês com meu leite, mesmo sem dar o leite diretamente para eles!
Ao atingirem 1,5kg passaram a mamar no peito!!
Nossa, eu contava as graminhas de cada um deles para que isso acontecesse! Queria muito que eles mamassem em mim!!!
Demorou um pouco, mas aconteceu!
Na primeira vez, eles vêm para o peito só para cheirar e dar um experimentada!! Não é que os três já começaram a sugar direto!!
O Gui mamou pela primeira vez no dia 11/03. Foi muito legal, pois foi a primeira vez que estava amamentando na minha vida!!
Não via a hora desse momento chegar!!
A Carol no dia 18/03. O Mathias no dia 23/03!
Todos foram muito bem, e mamavam, no início, uma vez por dia, depois 2 vezes, 3 vezes, até ter o peito liberado!
Era uma maratona, pois, depois que o Mathias começou a mamar, tinha que dar peito para os três! Então, dava peito para 2 e o terceiro ganhava o leitinho pela sonda!
Deu super certo e até hoje o trio mama super bem e adoram!!!!!
Mãe, valeu por toda a ajuda!!! Se não fosse tu, não teria conseguido!!!!

Primeiro leite que eu tirei


Gui mamando seu primeiro 1,5ml


Primeiro peito do Gui


Primeiro peito da Carol


Primeiro peito do Mathias

Um comentário:

Alice disse...

Oi! Estou grávida de trigêmeos e me preparando para essa grande aventura. Você saberia dizer a marca da máquina elétrica de tirar leite que você usou? Meu marido está pesquisando tudo a respeito, nós dois viramos leitores do teu blog e estamos adorando! Parabéns pela iniciativa de escrever e muito obrigada, está sendo muuuito bom aprender contigo.
Beijos!